top of page
Posts Recentes

Aluna da Oficina de Escrita Criativa é vencedora no ‘IV Festival de Poesia - Goiânia Clandestina’



Maria Luiza Fagundes, aluna da Oficina de Escrita Criativa ministrada pelo professor Blender Barbosa, destacou-se ao vencer o Slam Clandestino, uma das principais atividades do ‘IV Festival de Poesia - Goiânia Clandestina’. O evento, cujo primeiro encontro (07/06) foi sediado pelo Pontão de Cultura Cidade Livre, é dedicado à expressão poética e ao fortalecimento da produção literária no Estado de Goiás.


"Slam" refere-se ao "poetry slam", uma competição de poesia performática onde poetas apresentam seus textos expressivamente, utilizando voz, gestos e expressões para impactar o público. As apresentações foram julgadas por critérios como conteúdo, desempenho e impacto, criando uma comunidade vibrante de poetas e apreciadores.


Pelas redes sociais, a jovem aparecidense agradeceu aos colegas do curso de Escrita Criativa e ao professor “pelo incentivo em continuar escrevendo”. Em sua fala, Blender destacou que a vitória de Maria Luiza Fagundes exemplifica o impacto positivo que iniciativas culturais podem ter na vida de pessoas da periferia. “O Pontão é rico em talentos emergentes, cultivados nas oficinas e nas oportunidades oferecidas por eventos como o festival, tanto para novos escritores quanto para poetas e demais artistas”, expressou o facilitador da oficina.


Sobre o festival

O festival é uma iniciativa contínua que promove a literatura e a poesia entre diversas comunidades, incluindo populações carcerárias, periféricas, negras e LGBTQIA+. O primeiro encontro, realizado no dia 7 de junho no Teatro Cidade Livre, teve como tema "Poesia Afrodescendente e Kids". 


O evento também contou com uma oficina-palestra ministrada por Lande Onawale, renomado contista, compositor e militante do Movimento Negro Brasileiro. Onawale trouxe sua experiência e conhecimento para enriquecer os participantes, com uma programação que incluiu apresentações do grupo Goiânia Clandestina e do grupo Slam Clandestino, homônimo da atividade na qual Maria foi vencedora.


Próximos encontros

Com mais dois encontros, o festival continua. No dia 15 de junho, o segundo encontrou aconteceu no Hall do Teatro Goiânia Ouro, em Goiânia. A programação incluiu mais palestras, oficinas e apresentações poéticas, continuando a missão de promover a inclusão e a expressão poética de novas vozes.


Já no dia 22 de junho será o encerramento da edição, na Unidade Prisional Regional de Goianápolis. As atividades buscarão estabelecer uma conexão direta com a população carcerária, promovendo a literatura como uma ferramenta de transformação social.




Comments


bottom of page